terça-feira, 26 de agosto de 2008

Jogos e Vida.

Na Teoria dos Jogos existem vários tipos de resultados possíveis por existirem diversas formas de jogos. Várias definições nos arrebatam, soma zero, cooperativo, evolucionários, equilíbrio pareto eficiente, equilíbrio de Nash, dentre outros.

Há os que dizem que a vida é um jogo, que cada decisão é uma estratégia. Assim, quem entende a teoria dos jogos leva vantagem? Gostaria que a resposta fosse sim, mas... mas entender as implicações de cada decisão, aceitar os riscos, esperar as respostas dos outros agentes, nada disso importa no jogo da vida real.

Na melhor das hipóteses aceitamos a "estratégia dominante" quando uma de fato existe. Normalmente esta estratégia acontece segundos depois de você pensar "que diferença faz" ou "pelo menos sei que vou fazer a minha parte" ou, na definição da estratégia, "isto é o melhor que posso fazer independente de todo o resto", o problema é quando "o resto" toma a pior decisão possível para você, apesar de saber o resultado desta possibilidade, não há nada a fazer, você fez o seu melhor.

Como em qualquer jogo, não da para ganhar sempre. Com a vida não é diferente, tanto nas grandes batalhas quanto nas pequenas diárias. Contudo, isso tudo você já sabia, foi só para lembrar, e continuando o que você já sabe, o importante é não parar de jogar, afinal, quem sabe o prêmio do próximo jogo que você vai ganhar, não é mesmo?

Finalizando, juntando o titulo de duas musicas, e só para explicar, apesar de não dever explicações, este é o motivo deste textinho: For "All the Things that I've Done" I'm "Waiting for the World to Change". Apesar de parecer negativo, bom, depende, e lhe digo que não é. :D

Um comentário:

Anônimo disse...

como eu disse, seres humanos são imprevisiveis... let's deal with it, otherwise we'll die trying anyway.